CiNTO - Circuito Nacional de Teatro da UJE O teatro e a cultura

    Retorne a página principal   Voltar a pagina dos projetos da UJE


CiNTU 

CIRCUITO NACIONAL DE TEATRO DA UJE

REALIZAÇÃO:

UJE- BRASIL- UNIÃO DOS JOVENS E ESTUDANTES DO BRASIL


  1. APRESENTAÇÃO:

O Projeto “Circuito Nacional de Teatro da UJE”, concebido pela UJE – Brasil, União dos Jovens e Estudantes do Brasil, consiste da circulação de peças teatrais em espaços culturais, escolas e instituições de educação, promovendo arte, entretenimento, formação de platéia e educação. Proporcionando o enriquecimento humano de alunos tanto da rede publica como privada.

Apesar de muita das vezes não receber o seu devido valor, o teatro é fundamental na formação cultural de qualquer pessoa já que ele também nos faz conhecer um pouco mais sobre a nossa própria cultura onde muito não dão o devido valor.

Para os estudantes, o teatro ajuda no seu desenvolvimento e formação, despertando o desejo pelo conhecimento e por isso que ele deve ser um complemento na educação básica de todo o jovem, pois ele auxilia trazendo a informação e entretenimento de uma forma mais prazerosa e divertida.

Para os artistas  é uma forma de incentivo e valorização de seu trabalho. 

O projeto, além de difundir as artes cênicas, garante a esses alunos o acesso facilitado aos espetáculos que acontecem em espaços culturais e, em alguns momentos, dentro do estabelecimento de ensino.


2- JUSTIFICATIVA:

Hoje já existe a consciência necessária da fundamental importância da Arte e da Cultura para a sociedade contemporânea. A Arte faz parte da vida de todos, sendo ela uma ferramenta significativa para o desenvolvimento social de um povo. Sendo assim, cabe à sociedade, amparada por políticas públicas que incentivem a produção e o desenvolvimento artístico e cultural, elaborar e realizar propostas que possam oferecer ao público produtos culturais de qualidade. 

Neste sentido este projeto surgiu da necessidade de incentivar o acesso de crianças, jovens e adultos às manifestações e práticas culturais que ocorrem na cidade de Uberaba e visa dar atendimento personalizado às escolas oferecendo espetáculos com qualidade pedagógica e artístico-cultural.

As apresentações acontecem em espaços culturais próximos aos estabelecimentos de ensino ou, até mesmo dentro da própria escola. O aluno contribui com um valor simbólico, para valorização da arte, parte dessa contribuição é doada para o caixa da escola para que possam ser realizadas melhorias na mesma.

 O objetivo é que a partir da experiência os estudantes se interessem pela cultura regional e passem a desenvolver habilidades culturais ou a prestigiar as apresentações que ocorrem na cidade.


3- OBJETIVO:

O objetivo do Projeto é promover a circulação de espetáculos teatrais realizados por artistas da UJE-Brasil em espaços culturais e educacionais proporcionando alternativas de apreciação teatral, fomentando a revitalização do ensino de artes cênicas nas escolas, estimular a auto-estima, o auto conhecimento e a valorização da escola.

 

4 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


5 – PÚBLICO ALVO:


O Projeto visa atingir os estudantes em geral: crianças, jovens e adultos levando para cada faixa etária espetáculos específicos.





6 – LOCAL:


O Projeto se desenvolverá preferencialmente em espaços culturais ou dentro da própria instituição de ensino. 


7- ESPETÁCULOS:


Os espetáculos serão selecionados através de convite pela diretoria de Arte e Cultura da União dos Jovens e Estudantes do Brasil, e serão apresentados para a escola com release e fotos para conhecimento e aprovação.


8- DIVULGAÇÃO:


Todo material de divulgação será feito pela União dos Jovens do Brasil. 

A divulgação será feita nas salas de aula dois dias antes do espetáculo em no máximo 2 minutos por sala.

Será fixado cartaz, e entregue panfletos para os alunos.


9 – CUSTOS:


R$ 30,00 por aluno.


10 – CONTATOS:


Para maiores esclarecimentos:

UJE – BRASIL - União dos Jovens e Estudantes do Brasil

www.uje.com.br

uje@uje.com.br 

(34) 99926-2882



UJE 2002/2020.2002/2020.