o QUE É A UJE

O que é a UJE

UJE-BRASIL é a idealização de um novo tipo de movimento para os jovens e estudantes, ou seja, a criação de uma linguagem por meio de projetos e ações que realmente atendam os anseios destes dois segmentos que formam a maior parcela da sociedade brasileira, permeando por estes princípios, fazemos a diferença para construção de um Brasil melhor.

 

Mas o caminho para dialogar e integrar os jovens e estudantes, não é fácil, pois as divisões regionais, culturais, sociais e econômicas que circundam o dia a dia destes segmentos, são enormes e a ainda há a carência de mecanismos institucionais para integração nas instituições.

 

Mas em meados do ano de 2002, imbuídos no espírito de ter um novo canal para os  Jovens e Estudantes e, com o apoio de várias entidades e agremiações de diversas partes do país, foi fundada no dia 07/09/2002 a UNIÃO DOS JOVENS E ESTUDANTES DO BRASIL, carinhosamente chamada de UJE-Brasil.

 

A UJE trás desde sua fundação, o princípio de levar o nosso VERDE e AMARELO no lugar mais alto, através de projetos, ações e campanhas de desenvolvimento social, de sustentabilidade e de proteção ambiental, mas nunca perdendo o caráter reivindicatório para a manutenção e ampliação dos  direitos dos JOVENS e dos ESTUDANTES.

Em 2022 a UJE Brasil atua em mais de 100 cidades de 17 estados do nosso país, executando mais de uma dezena de projetos, ações e campanhas de desenvolvimento e controle social.

 

Uma das inovações da UJE é percebida claramente na representatividade, pois a entidade mantem departamentos específicos para atender os segmentos de JOVENS e ESTUDANTES, afinal, nos dias de hoje ser estudante não significa ser jovem ou vice-versa, já que o sistema educacional é continuado.

Como a UJE FUNCIONA

Sendo uma associação de NÍVEL NACIONAL e trabalhando para representar e defender os direitos seus associados, bem como, criar, adotar e aplicar projetos sociais e ambientais, a UJE adota um sistema de administração bem dinâmico e organizado, estruturado da seguinte forma:


Diretoria Nacional: São Eleitos o PRESIDENTE, SECRETÁRIO, TESOUREIRO e 2 O VOGAIS pelo período de 4 anos; A diretoria nacional tem a função de administrar a UJE, bem como, criar cargos e nomear pessoas para os cargos da DIRETORIA NACIONAL não eleitos, das COORDENAÇÕES estaduais e municipais.


Estatutariamente existem dois departamentos obrigatórios, o da Coordenação Nacional de JOVENS e da Coordenação Nacional de ESTUDANTES - ambos preenchidos por diretores nacionais nomeados, ou seja, DIRETOR NACIONAL DE ESTUDANTES e o DIRETOR NACIONAL DE JUVENTUDE.


Os cargos de diretoria nacional, bem como, os seus respectivos diretores são criados e nomeados por regulamento interno da entidade, atos garantidos pelo estatuto.


A função da direção NACIONAL da UJE é de:
Administrar a UJE;
Encaminhar e direcionar as discussões de nível nacional;
Criar e viabilizar PROJETOS, CAMPANHAS e AÇÕES INSTITUCIONAIS;
Criar filiais e coordenações estaduais,
Garantir os direitos dos jovens;
Garantir os direitos dos estudantes, como por exemplo, a MEIA ENTRADA.

VICE-PRESIDÊNCIAS ESTADUAIS: Quando um estado atinge um número relevante de cidades com atividades ou associados à UJE, é nomeado um VICE-PRESIDENTE ESTADUAL, que fica responsável pelas aplicações dos projetos e reivindicações da entidade em seu estado, bem como, a supervisão, o comando e expansão da UJE. Quando um estado não tem VICE-PRESIDENTE, um diretor nacional fica responsável por este.


O VICE-PRESIDENTE ESTADUAL, tem status de diretor nacional, por isso, compõe a mesa da diretoria nacional, com direito a voto, isto faz com que a diretoria nacional fique próxima a sua base de associados.


É ainda, função de VICE-PRESIDENTE ESTADUAL, auxiliar na instalação e criação de COORDENAÇÕES MUNICIPAIS (NÚCLEOS DE BASE), e ajudar a coordenar os trabalhos dos mesmos, que por sua vez, ficam responsáveis pelos municípios.


A Função de um VICE-PRESIDENTE ESTADUAL é:
Ser responsável pelas ações e reivindicações dos associados de seu estado;
Criar filiais e indicar para nomeação os COORDENADORES MUNICIPAIS;
Zelar pela aplicação correta dos projetos institucionais da UJE no seu estado;
Garantir os direitos dos jovens;
Garantir os direitos dos estudantes, como por exemplo a MEIA-ENTRADA.

COORDENAÇÕES MUNICIPAIS (Núcleos de Base): Os Núcleos de Base da UJE ou Coordenações Municipais, são as artérias da entidade, pois eles são fixados nas comunidades com a função de executar os trabalhos da UJE, bem como, representar os associados da entidade (JOVENS E ESTUDANTES ) à nível local.


São os núcleos os responsáveis pela formação política e cultural, servindo como agente transformador do JOVEM e do ESTUDANTE.
Cada cidade tem o direito de ter uma COORDENAÇÃO MUNICIPAL ativa.


Dentro da UJE, existem 2 tipos de Coordenação Municipal:
A provisória e a regimentada.
A COORDENAÇÃO MUNICIPAL PROVISÓRIA é constituída pelo período de 6 meses, com o intuito de organizar a UJE na cidade para chamar o CONGRESSO MUNICIPAL, que realizará a eleição e a aprovação do regimento interno do NÚCLEO.
A coordenação municipal provisória é composta por 1 COORDENADOR GERAL e 1 VICE-COORDENADOR.


A COORDENAÇÃO MUNICIPAL REGIMENTADA é formada após eleição e aprovação de regimento interno em congresso municipal, que poderá ser chamado após o núcleo preencher os quesitos dos regulamentos da UJE. O MANDANTO deste núcleo é de 2 anos à partir do CONGRESSO MUNICIPAL que elegeu a COORDENAÇÃO.

 

O número de membros de direção, seus cargos e funções, são definidos pelo regimento interno, dando legitimidade de representatividade para cada cidade.


E é assim que a UJE se divide, para somar forças e fazer uma entidade forte e viva, como os jovens e estudantes do Brasil.

 

Caso você queira montar a UJE em sua cidade, clique aqui.