A PEC DA JUVENTUDE foi sancionada pelo CONGRESSO NACIONAL em 13 de JULHO de 2010 em ato solene no plenário do SENADO. FOI UMA GRANDE VITÓRIA da JUVENTUDE BRASILEIRA, que passa ser reconhecida pela Constituição do Brasil, a UJE tem orgulho de ter sido uma das entidades que batalhou pela aprovação desta emenda constitucional. Mas a batalha pela CONSOLIDAÇÃO dos DIREITOS DOS JOVENS CONTINUA -  NOSSA LUTA AGORA é pela aprovação do ESTATUTO DO JOVEM - SAIBA MAIS SOBRE O ESTATUTO DO JOVEM CLICANDO AQUI!

 
O que é uma proposta de emenda constitucional?
 
O que é a ONU?
 
Quantos jovens existem no Brasil?
 
Como funciona a campanha e como participar?
 
Baixe o material para estudos e palestras
 
 
 
Você também pode participar, por aqui, pelo site, dando sua sugestão clicando na imagem abaixo.
"Discutimos, logo existimos".

Esse é tema escolhido pela UJE BRASIL para defender a PEC da JUVENTUDE.

E o que é a PEC da JUVENTUDE?

A emenda já foi aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados, e agora está sendo discutida nas comissões do SENADO e posteriormente deverá ir ao plenário daquela casa.

A Proposta regulamenta a proteção dos direitos econômicos, sociais e culturais da juventude brasileira, inserindo o termo “jovem” no Capítulo VII da Constituição Federal, que trata dos Direitos e Garantias Fundamentais, a exemplo do que já ocorre com as crianças, adolescentes e idosos.

A aprovação da PEC, é de uma antiga reivindicação dos movimentos juvenis e de outros setores da sociedade civil.

Para a Organização das Nações Unidas - ONU, a implementação de uma política nacional de juventude é um compromisso de seus Estados Membros desde 1981, quando se adotou o Programa Mundial de Ação para a Juventude - PMAJ que reconhece o potencial dos jovens e a importância desse segmento nos projetos de desenvolvimento de qualquer país.

Qual o objetivo da campanha da PEC da Juventude: “Discutimos, logo existimos.”

O objetivo da UNIÃO DOS JOVENS E ESTUDANTES DO BRASIL, é percorrer o maior número de estabelecimentos de ensino nas diversas localidades do país, onde a entidade mantém sua militância ativa, com isso, incluir o jovem e estudante diretamente no debate democrático da emenda, incentivando a galera a participar da vida e da construção política do Brasil.

A entidade já está realizando palestras e divulgando a PEC, e ao mesmo tempo, recolhendo sugestões sobre as necessidades da juventude, que serão encaminhadas aos Senadores de cada estado, para que os mesmos dêem a devida atenção ao tema, e posteriormente este mesmo material poderá contribuir para a criação do ESTATUTO DO JOVEM.

Participe você também desta luta, clique aqui, e saiba como funciona ação e como você pode ajudar a divulgar a PEC da JUVENTUDE pra galera da sua cidade.

Sempre unidos,