Conteúdo de Informação e Pesquisa

História do Brasil
Século XXI
Cedido pelo:
Séculos XV e XVI  /  Século XVII  /  Século XVIII  /  Século XIX  /  Século XX  /  Século XXI
 

A era do conhecimento

O Século XXI trouxe como desafio aos países em desenvolvimento a permanência em um cenário internacional no qual a posse de conhecimento e a aplicação de tecnologia são fatores determinantes de autonomia. Expressivos avanços nos métodos e ferramentas de produção aposentaram matérias-primas em vários setores e a mão-de-obra vem sendo substituída pela automação e informatização, ameaçando as economias de nações emergentes.

Inserido em um contexto de globalização, o Brasil partiu para a recuperação política e comercial do Mercosul, reforçando e ampliando as relações com os vizinhos do continente sul-americano, visando a uma efetiva integração da região, inclusive fisicamente por meio de obras de infra-estrutura. Os interesses do País estão sendo defendidos com vigor em todas as instâncias de negociação, desde a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) à Organização Mundial do Comércio (OMC).

O governo brasileiro assumiu uma indiscutível posição de liderança no continente a partir de uma política externa de vocação humanistas e em defesa de valores quase sempre esquecidos nas relações internacionais.

2002
Eleição de Lula


O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva, em sua quarta disputa à Presidência da República, enfrenta o candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), José Serra, e é eleito no segundo turno com 61,2% dos votos válidos, 52,79 milhões de votos.

 

Conteúdo Fornecido pelo portal GalaxyNet  -  1999/2012.