Rede de Notícias da UJE Brasil

 

 

Condes define estrutura inicial - 18/08/2010

UFTM recebeu, nesta terça-feira, 17, 26 representantes da comunidade externa para dinâmica de estruturação do Conselho Social de Desenvolvimento – Condes – previsto no Estatuto da Universidade.

Organismo interno com intuito de canalizar para a Universidade as necessidades da sociedade, o Condes é formado por membros da comunidade externa e também por membros da UFTM.

Formado por Plenária presidida pelo reitor, secretaria e câmaras técnicas, o Conselho Social de Desenvolvimento realizará duas reuniões ordinárias por ano, além de reuniões extraordinárias.

Gestão

Abrindo o Fórum, o reitor Virmondes Rodrigues Junior apresentou o Condes como oportunidade de aproximação da sociedade à gestão universitária, já que além de efetuar sugestões sobre temas ligados à ação da UFTM, os membros do Condes indicarão posteriormente dois de seus membros para integrar o Conselho Superior, órgão deliberativo máximo da Universidade.

O diretor de Desenvolvimento Institucional, Ib Araripe, apresentou aos participantes do Fórum o papel, a organização e detalhes sobre o funcionamento do Condes.

Na sequência, foi realizada oficina para a escolha dos representantes por segmento. Ao final do Encontro, foram anunciados os nomes dos representantes eleitos.

Papel do Condes

Indicar representantes da comunidade externa para o Consu, apreciar e opinar sobre o PDI da Universidade, sugerir à UFTM ações e políticas afinadas às demandas sociais, opinar acerca de cursos potenciais, serviços prestados à sociedade pela Universidade e apoiá-la em seus projetos e reivindicações. Participar das reformas do Estatuto e do Regimento da UFTM, quando ocorrerem.

Benefícios à comunidade

Alinhamento das políticas e estratégias da UFTM às demandas comunitárias, preservação do interesse social loco-regional, fortalecimento do elo cooperativo entre universidade e sociedade.

UJE Brasil

Foi eleito como conselheiro do CONDES o presidente da UJE BRASIL, que por 2 anos representará os estudantes da comunidade UBERABENSE neste orgão da UFTM.

CLIQUE AQUI E VEJA A LISTA COMPLETA DE CONSELHEIROS

Fonte: UFTM


Assista a TVUJE:
www.tv.uje.com.br
 

A UJE BRASIL no Twitter: www.twitter.com/ujebrasil