UJE pede apoio a Câmara para PEC da Juventude - 06/10/2009

A União dos Jovens e Estudantes do Brasil (UJE/Brasil), através de seu representante, José Tiago de Castro, pediu apoio aos vereadores em relação à PEC da Juventude que está para ser votada no Senado. Castro participou da reunião ordinária de hoje, a convite do vereador José Severino Rosa (PT). Trata-se da Proposta de Emenda Constitucional nº 42/2008, que regulamenta a proteção dos direitos econômicos, sociais e culturais dos cidadãos com idades de 15 a 29 anos. De acordo com os representantes da UJE, a PEC é importante, pois insere no contexto da Constituição o conceito de Juventude e facilita o caminho para aprovação de projetos como o Plano Nacional da Juventude, bem como o Estatuto da Juventude. Castro lembrou ainda que a PEC não é nova, pois é uma reedição de uma PEC de 2003, que não teve prosseguimento. “Gostaríamos de contar com o apoio da Câmara e dos vereadores, pois queremos disseminar as informações sobre esta PEC. Para isso, faremos um fórum e contamos com o apoio, divulgação e participação de todos”, disse Castro.
Ele também lembrou que as crianças de hoje, serão os eleitores de amanhã e devem começar a ter uma educação política desde cedo, no sentido de garantir os seus direitos.
O vereador Almir Silva (PR) parabenizou o trabalho da UJE, destacando que a entidade fez campanhas importantes, como por exemplo, contra a gripe A, para arrecadação e doação de leite, entre outros. Já o vereador Jorge Ferreira, afirmou ser necessário ampliar os horizontes políticos dos jovens, mas lembrou que eles, devem ter cautela e responsabilidade com seus julgamentos e opiniões no sentido de evitar atropelos. O vereador professor Godoy, disse que atualmente observa que juventude está dispersa. “É preciso discutir a PEC, mas a união estudantil deve buscar outras linhas no que diz respeito a espaço político”, afirmou ele.
Os vereadores Cléber Cabeludo (PMDB), Luiz Humberto Dutra (PDT), João Gilberto Ripposati (PSDB) e o presidente Lourival dos Santos (PCdoB), parabenizaram a iniciativa da UJE e também destacaram a necessidade de ampliar o conhecimento dos jovens de maneira efetiva sobre a questão política. O vereador Samuel Pereira (PR) afirmou que trabalhar com a juventude é pensar no futuro. “Não é fácil fazer este trabalho. Eu trabalho com jovens há 10 anos e coordeno mais de mil jovens para minha igreja. E por isso sei da importância do trabalho da entidade ao lidar com estas questões”, disse ele.


Fonte: Câmara Municipal de Uberaba
Outra matéria Relacionada:
Jornal da Manhã - 07/10;2009.
Estudantes pedem apoio da Câmara

Assista a TVUJE:
www.tv.uje.com.br
 

A UJE BRASIL no Twitter: www.twitter.com/ujebrasil