Manifesto oficial da UJE Brasil sobre o adiamento do ENEM.- 02/10/2009

A União dos Jovens e Estudantes do Brasil entidade presente em mais de 100 cidades espalhadas em 17 estados da federação, apresenta através deste documento sua posição oficial sobre o ADIAMENTO do ENEM.

 

 

Vazamento da PROVA: O vazamento da prova mostra o que é fato, ou seja, que nenhum sistema de segurança é 100% seguro, apesar dos modernos sistemas de filtragem e monitoramento que existem hoje em dia, pois o que é o mais importe nisto tudo, é a boa fé de quem está trabalhando desde a escolha das questões ao sistema de impressão e distribuição das avaliações.

Postura ÉTICA: Temos que parabenizar o órgão de imprensa que teve a postura honesta de denunciar a pessoa que quis vender cópia da avaliação do ENEM, por tanto, realizando um grande serviço para os estudantes brasileiros.

Imagem e credibilidade do ENEM: A ação rápida de adiamento do ENEM, que foi feita assim que foi identificado a vazamento da prova, é vista da forma positiva pela UJE Brasil, pois mostra que o governo federal está preocupado com lisura do Exame Nacional, não hesitando de tomar todas as medidas cabíveis para garantir o resultado real e justo para os alunos que irão ser avaliados.

Observamos ainda, que a imagem e credibilidade do ENEM só seriam colocadas a prova, se o governo insistisse em ignorar o fato do vazamento da avaliação, o que não foi feito.

Preparar-se melhor: Não vemos que de forma alguma os estudantes foram prejudicados, pois o Exame Nacional não foi cancelado e sim adiado pelo período máximo de 45 dias, o que dará mais tempo para que os alunos se mais, pois aquilo que eles aprenderam até o momento não se perderá, ao contrário, todo mundo ganhou mais tempo.

Consideração final: Acreditamos que o governo deu exemplo, demonstrando total seriedade e comprometimento com o resultado real do ENEM, é claro que este lamentável vazamento, fruto da ganância e fraqueza de algumas pessoas que pensaram em levar vantagem financeira com furto do conteúdo do exame, fato que servirá apenas para o melhoramento do sistema de segurança que envolve a gestão, impressão e distribuição das provas, que no final das contas quem ganha com tudo isso são os ESTUDANTES que podem ter a certeza que ninguém irá com a avaliação pronta de casa.

 Sempre unidos,

 Fonte: UJE-Brasil